E viva a desdiplominização!

Hoje o dia começou polêmico. Pelo menos para os jornalistas ou aspirantes a… Tudo por conta da derrubada da obrigatoriedade de diploma para execer a profissão de jornalista. Desde cedo, me encontro em um “debate” virtual com meus colegas de classe (da UNIP) para saber se isso de fato é bom ou é ruim. Alguns comentários foram bem interessantes:

“Jornalistas são formadores de opinião e o jornalismo também é visto como o 4º poder.
Depois de hoje, qualquer pessoa com domínio da língua, um bom texto e um bom mailing se dirá jornalista.É como dizer que uma parteira é obstetra.”
Thamiris Sales

“Um bom profissional em outra área pode facilmente se tornar um bom jornalista. Acredito que seja quase uma questão de talento. Tem gente que vai ficar 5 anos enrolando numa faculdade, vai sair sem nem escrever direito e vai sair bradando que é jornalista. O problema é que muito malandro vai fazer denuncismo, calúnias, criar factóides e na hora de se justificar vai dizer que está exercendo o jornalismo.É o mundo do twitter e dos blogs ! A informação hoje é mais acessível e qualquer um pode ser formador de opinião. Ou estamos com a medonha lei de imprensa ou jogados para os gatos como agora. Outra coisa, o mercado hoje escolhe a pessoa e não o diploma, mas este e seus posteriores desdobramentos (pós, phd,mestrado…) fazem a diferença. Cabe à nós valorizarmos ele.”
Raphael Barreto

“Não é só a opinião dos jornalistas que importa. Há milhares de artigos, crônicas e opiniões
que são veiculados todos os dias em todos os veículos, que não são escritos por jornalistas. Se um cara que viveu numa vida pública ou privada por 30 anos, todos os dias, ele deve saber alguma coisa do assunto, então pq não ouvir o que ele tem a dizer? Agora, para conduzir uma investigação jornalística, fazer uma grande matéria ou mesmo ir atrás do furo do senado, aí sim acho que tem que ter o diploma. Porque se ele não tiver o preparo ético, as ferramentas para interagir com o interlocutor da maneira mais proveitosa possível, ele tá na merda… E é bem provável que ele perca o foco antes de chegar na metade.”
Eduardo Carvalho

” Como no Brasil as leis são letra morta, o mercado vai exigir esse diploma… Se regulamentassem ia virar zona. Está cheio de não jornalistas que são excelentes referências de Jornalismo. Os melhores administradores de empresa são engenheiros. Quem você acha que sabe mais de futebol: o Milton Neves ou o Juca Kfouri? Na minha opinião dois malas que só se auto promovem. Quem escreve e manda bem mesmo é o Tostão e o Sócrates. Ambos ex-jogadores e formados…..em Medicina ! (…) Aposto que na redação da TiTiTi é cheia de jornalista e a do New York Times não. Tudo é relativo. Quem faz valer o diploma ,a faculdade e a reputação da sua profissão é vc próprio.”
Raphel Barreto

CONSELHO DE AMIGA?!

Eu ainda não sei o que acho… Pode ser que seja apenas mais um meio do governo poder se proteger já que poderá usar “jornalistas” para dizerem coisas a seu favor (sim, eu sempre acho que o governo é uma conspiração secreta, do tipo, pra mim a Nota Fiscal Paulista era um meio de controlar seus gastos e ver se vc burlava a receita federal e tal…), ou se é apenas um meio de proteger àqueles que não são jornalistas, porém por experiência tem direito a exercer o jornalismo como profissão. Acho muito interessante a última propaganda do Estadão: informação e conhecimento são coisas diferentes. Eu frequento a faculdade porque aprendo lá, porque me dão ferramentas para ser uma boa profissional. Passar informação qualquer um faz, mas passar conhecimento (e não estou dizendo que essa é uma função unica e exclusiva de jornalistas) é outra coisa.

Anyway, poderia fazer um blog apenas sobre esse debate, masssss… Quem sabe ele renda outros posts…

Anúncios

2 comentários sobre “E viva a desdiplominização!

  1. Concordo, absurdo, deve ser conspiração, pq sejamos francos, deve rolar mta conspiração hoje em dia, tipo Teoria da Conspiração, sabe?! As pessoas são facilmente manipulaveis nos dias de hoje.
    Ok, voltando, claro que precisa de diploma, é só ver o que um bando de leigo faz com suas casas pq acha um absurdo arquiteto cobrar por um "projetinho". Fala sério!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s