Dicas para moças e moços de fino trato

Eu não tenho grandes reclamações dos meus amigos do Facebook até porque geralmente eu sou a chata. Mas vejo muita gente falando de muitas coisas “sem noção” que vemos todos os dias nas redes sociais (leia-se “Facebook” que é a rede que mais vejo, assim como a maioria das pessoas). E uma vez que essas redes tomam grande parte do nosso tempo é bacana ter alguns princípios e prestar atenção em algumas coisas.”Ah, você não trabalha, você só fica no Facebook!”. Vai pro inferno. Eu trabalho inclusive COM o Facebook. No momento sou administradora de 11 páginas então sim, o FB fica aberto o dia inteiro e vejo MUITA coisa rolando lá. Então vamos a alguns tópicos que visam mais o meu desabafo que uma utilidade propriamente dita.
1. “Você posta muito” ou “Por que você postou isso?” ou qualquer coisa que diga respeito ao que o outro faz na própria rede social. É o mesmo que você falar para uma pessoa tagarela “Você fala demais!” além de não surtir efeito algum (porque certamente a pessoa não vai deixar de falar por causa disso) só será uma grosseria gratuita. Praticamente todas as redes sociais possuem uma ferramenta de bloqueio ou de controle de conteúdo. Se você se sente incomodado, utilize esses filtros e seja feliz na sua timeline em branco. Outra coisa: nem sempre a pessoa está dando uma indireta e SE ESTÁ, não quer dizer que seja para você. Então se a carapuça servir, fique na sua pensando no cantinho da reflexão.
2. “Filhinha, como está o seu corrimento? Melhorou?” ou “Fulano, quando é mesmo a festa surpresa da Ciclana?” (quando a Ciclana é amiga do Fulano e do infeliz que fez o comentário) – Cuidado ao compartilhar mensagens abertas ou sair comentando o que bem entender. Você pode colocar a pessoa numa saia justa. O mesmo serve para marcação e compartilhamento de fotos. “Aê, tava muito loka na sexta! kkkkkkk”, e a foto da coitada caída no chão abraçada na garrafa de vodka. Sabe, a pessoa tem chefe, tem família, seleciona fotos “ok” para ter no perfil. Tirar fotos de certas situações já é sacanagem, postar nas redes é ainda pior.
3. GENTE PELO AMOR DE DEUS. EU PODERIA FAZER UM POST SÓ SOBRE ISSO! A internet já existe há 20 anos na vida das pessoas. Tem MUITO lixo rodando por aí. Tem MUITA informação falsa, muita notícia velha, muita corrente que não faz sentido. Mandar isso por e-mail, é desagradável, como aquelas apresentações em PowerPoint, e muitos desses e-mails corrente estão caindo no Facebook. E as pessoas compartilhando loucamente como se fosse algo novo ou verdadeiro. Fora as fan pages. Muitas são administradas por adolescentes que às vezes estão até querendo fazer um bem pro mundo, mas não têm base ou fundamento algum e saem falando merda. Isso serve pra tudo e já falei sobre nesse post aqui: questionem, chequem, duvidem, pesquisem antes de sair compartilhando qualquer coisa desde um suposto desaparecimento até a notícia sobre o Chuck Norris ter saído do armário.
4. Não dar crédito. Basicamente você gostou da frase que um amigo inventou e postou ou adorou a foto que viu em tal fan page. Compartilhe, claro, mas dê o crédito. Eu não ligo que reproduzam NENHUM dos meus posts no Facebook mas meus amigos sempre me dão o crédito. É educado.
5. Não falar nada. É. Você está numa rede social e não fala nada. Nem posta foto (nem de uma mísera paisagem). Nem comenta nada. NADA. Nem compartilha um link legal. NADA. Então QUE DIABOS VOCÊ ESTÁ FAZENDO NUMA REDE SOCIAL?
6. Assassinar o português ou qualquer outra língua. Sei que existem as gírias da web e até uma forma BEM errada de se escrever que os jovens costumam usar. Não gosto, não uso, não entendo, sou velha. Mas ok. Estou dizendo aqui as pessoas que assassinam o português diariamente. ANCIOSA. CONCERTEZA. DENOVO. MAIS ao invés de MAS. Desculpa gente, mas atualmente você não precisa nem abrir um dicionário pra checar a gramática daquela palavra, basta dar um Google.
7. Discutir no post alheio. Você posta, sei lá, “Gol do meu time!” no Facebook. Um amigo seu X que torce para um time e outro amigo seu Y, que não conhece X, começam a BRIGAR nos comentários. Você fica com cara de “gente, que isso?”. Você já começa a pensar que não vai poder convidar os dois para o seu aniversário com medo que eles briguem pessoalmente. Sei lá, eu tenho essas nóias…
8. Legal o chat né? Super. Lembram no MSN? Era super legal porque, para ter alguém ali, você tinha um MÍNIMO de contato. Você tinha que autorizar a pessoa. Agora, com o Facebook, tem gente que confunde as coisas. Uma coisa é você ser amigo de fulano e ter aceitado a solicitação de amizade dele porque se viram uma vez e como ele é amigo dos seus outros amigos não quis que ficasse chato. Outra coisa é fulano sair puxando papo no chat quando bem entende e ainda quando vê que a mensagem foi “Visualizada” (merda de função) fala “Poxa, você viu a mensagem e nem me respondeu”. Não respondi. Porque NÃO-QUERO-FALAR-COM-VOCÊ.
9. Uso de hashtags. Vou deixar para outro post, mas CUIDADO principalmente no Facebook. Muitas #`s enchem o saco e ninguém entende o que você quer dizer.
10. Ser mais “easy going”. Tem gente que só reclama de quem está nas suas redes sociais. Já fiz isso, todo mundo faz e ok. Outra coisa bem recalcada e chata é: “Estou excluindo um monte de gente. Cuidado, você pode ser o próximo!” e outras ameaças. Na boa, ninguém liga para quem você está excluindo ou não e se está nessa “temível” lista negra. É tipo: “Vou me matar! Vou cometer suicídio!”. Não, né?
BÔNUS, por Thamiris Sales:
11. Namorada(o) que atravessa uma conversa do cônjuge com um post nada a ver, tipo “hum”… Aliás, deveria haver um app que mede e classifica a pessoa enquanto ela é solteira. Se for um sem noção, quando essa pessoa muda o status para “em um relacionamento sério”, a conta no FB é suspensa automaticamente.
P.S: Fotos de biquini com a legenda “tô gorda?” ou fotos posadas na frente do espelho, ou de animais e pessoas multiladas nem foram levadas em consideração.
redes-sociais
Anúncios

Um comentário sobre “Dicas para moças e moços de fino trato

  1. Hahaha….fico feliz em saber que sou levemente comportado nas redes sociais !
    Dou uma dica (pois fiz isso 1000 X)….:

    -Jamais,nunca,nem no inferno…poste nada “under influence” , sob pena de ser banido para zona fantasma !

    Valeu pelas dicas !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s