As respostas da mãe sutil

Quando uma pessoa consegue um emprego novo, você diz “parabéns!” ou diz coisas tipo “Espero que seu chefe seja legal, porque já viu né, quase todo mundo tem problemas com chefes” ou então “Será que você vai conseguir cumprir a carga horária? Puxada hein, sempre falam que é um certo horário mas depois você não tem hora para sair” ?

Se você é uma pessoa com um mínimo de noção certamente diz apenas “Parabéns, boa sorte”. Então por que quando se trata de pais e mães, especialmente os novos pais e mães, as pessoas têm um mórbido prazer em fazer terrorismo? Ou mesmo que seja um fato (tipo ficar um bom tempo sem dormir depois que o bebê nasce), pra que ficar repetindo isso a cada 5 minutos e ainda com um sorriso de canto de lábio? Uma amiga sabiamente apelidou essas pessoas de “Cavaleiros do Apocalipse”, que ficam anunciando a todo momento que “o fim está próximo”.

Por isso, me inspirei para fazer esse texto descontraído com tudo que gostaríamos de responder para essas pessoas. Gostaríamos, mas não vamos porque somos pessoas educadas praticando o desapego:

Situação 1

Pessoa: Você já sabe que depois que nascer não vai mais dormir né? Aproveita pra dormir porque bebê dá um trabaaaaalho.

Mãe: Anfetamina.

Pessoa: Oi?

Mãe: É, anfetamina, ouvi dizer que é bom, dá uma segurada no sono. Misturar com vodka e energético então, é uma beleza.

Situação 2

Pessoa: O bebê está chorando, será que não está com fome? Acho que é fome hein… Certeza que não é fome?

Mãe: Pois é, deve ser, pode resolver isso pra mim?

Pessoa: Eu? Como? Mas eu não amamento!

Mãe: Poxa, então que pena… Você também não serve pra nada hein, tá fazendo o que aqui se não consegue nem ajudar alimentando a criança?

Situação 3

Pessoa: O bebê está chorando, será que não está com fome? Acho que é fome hein… Certeza que não é fome?

Mãe: Você não ouviu falar ? Por conta dos altos índices de obesidade, agora o indicado é alimentar a criança só 2 vezes por dia, que nem cachorro. E também temos que racionar a comida do mundo, que está acabando. Assim já acostuma desde cedo.

Situação 4

Pessoa: Nossa, bebê dá muito trabalho porque _________________________ (insira aqui o sinal do Apocalipse de sua preferência.

Mãe: Verdade… Você conhece alguém que queira?

Pessoa: Queira o que?

Mãe: Meu bebê. Não tinha pensado em nada disso, mas agora que você falou… Tá tarde pra tirar né, melhor achar alguém para dar. Vender talvez. Sabe quanto tá custando um bebê por aí?

Situação 5

Pessoa: Nossa, mas agora com dois filhos, você vai ficar maluca né?

Mãe: Não não… Rivotril.

Pessoa: Oi?

Mãe: É, Rivotril. Um pouco no leite dos dois e é uma maravilha, ficam calminhos. O pequeno mama no peito, aí eu já tomo também, aí passa pro leite e fica todo mundo tranquilo. Uma paz só, você precisa ver.

Situação 6

Pessoa: Mas vem outro menino? Vocês não vão tentar a menininha? Tem que tentar a menininha hein…

Mãe: É, vamos tentar sim e não tem problema se vier outro menino. Nós vamos criá-lo usando vestidos e com cabelos longos e chamá-lo de Natália.

Situação 7

Pessoa: Luiz Gustavo e Bruno são nomes bonitos mas não têm muito a ver um com o outro né?

EU: Pois é, nós pensamos em Pedro & Bino mas achamos que daria muito trabalho mudar o nome do mais velho, então ficou assim mesmo…

Situação 8

(Sobre medidas de segurança)

Pessoa: Na minha época não tinha nenhuma dessas frescuras e todo mundo sobreviveu, olha eu aqui…

Mãe: Pois é, mas o índice de acidente e mortalidade infantil caiu muito desde que tal medida foi adotada, para isso muitas crianças tiveram que se acidentar ou morrer… Sorte que você não fez parte das estatísticas né? Sorte? Pera…

Situação 9

Pessoa: Não sei pra quê fazer festa de um ano, dá um trabalhão e a criança não aproveita e nem vai lembrar!

Mãe: Não diga nada. Espere o dia da festa, não convide a pessoa e depois diga que achou desnecessário convidá-la porque afinal, ela não ia aproveitar. Mas que seu (sua) filho (a) aproveitou horrores.

Situação 10

Como eu disse, somos pessoas educadas e não faremos nenhum dos absurdos citado, apesar da vontade. Mas eu, que venho aprendendo cada dia mais a apertar aquele botãozinho do F, já respondo para alguns:

-Certo, e a sua sugestão qual é?

Geralmente ficam me olhando com cara de “oi?”. No fim, é aquela máxima, se você não tem nada gentil para dizer, não diga nada!

que-maravilha-estou-grvida-que-comecem-os-conselhos-no-solicitados-e-toques-inapropriados-na-minha-barriga-22da4

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s