O que você precisa saber sobre os nomes dos outros

Meu nome é Antônia.

É difícil encontrar produtos com meu nome, ainda mais há 20, 30 anos atrás, quando nasci. Mesmo hoje é dia, nessas páginas do Facebook e escritores que falam sobre um nome, uma pequena poesia, nunca vi Antônia. Na vida, devo ter conhecido mais umas duas ou três Antônias e só de pouco tempo para cá comecei a ver meu nome em novelas. A música do meu nome é “O Ô Antônia brilha” de um seriado que passou na Globo e eu não achei legal. Eu nunca tive problema com meu nome. Eu amo meu nome e uma vez, quando era criança, perguntei para a minha mãe por que eu me chamava Antônia e ela, preocupada, questionou como eu gostaria de me chamar e eu disse: Maria Antônia. Por isso, frequentemente me perguntam se eu sofri por causa do meu nome. Quando perguntam isso, não necessariamente não gostam do meu nome, mas sabem que é diferente. “É nome de empregada” minha mãe ouviu lá nos áureos anos 80. Eu não sei o que elas faziam profissionalmente, mas de fato a referência do meu nome que eu tinha quando pequena eram das senhoras da caravana da Vila Qualquer Coisa que iam no programa do Silvio Santos. Mas tudo bem!

Eu não enfrente pré-conceitos com o nome dos meus filhos, mas ouvi que “Não combinam” porque um chama Bruno e o outro Luiz Gustavo. E né, era o que eu dizia: consideramos Pedro & Bino mas o primeiro já chama Luiz Gustavo há algum tempo, achamos que poderia ficar confuso.

Nome não é logotipo, não é publicidade. Nome é marca registrada. A pessoa que faz. Não sendo algo absurdo, tá valendo e se você não gosta do nome do filho do outro, simplesmente não dê para o seu filho. Se você já teve filhos e não deu um nome que não gosta, que bom pra você! No mais, algumas dicas do que NÃO dizer ao ouvir o nome de outra pessoa:

1.”Isso é nome de viado/sapatão” 

Isso, e se eu mudar meu nome para Cássia ou Ana Carolina, automaticamente começarei a beijar mulheres.

2.”Isso é nome de empregada”

Posso dar um nome de rainha, tipo Cleópatra. O que você acha?

3.”Mas é nome de velho!”

Meu Deus, como não tinha percebido! Será que se eu der esse nome vou dar a luz ao Benjamin Button? Pelo menos quando meu filho envelhecer terá um nome apropriado à idade.

4.”Ela vai ser ‘zoada’ na escola…”

Verdade. Porque pessoas com nomes “normais” não sofrem bullying. Nunca.

5.”Mas já tem muita gente com esse nome!” 

Nossa, melhor então eu dar um nome diferentão. Não, espera, nome diferentão também não pode…

6.”Nunca vi ninguém com esse nome!”

Não? Também nunca vi ninguém inconveniente assim e no entanto cá estamos.

 

 

E você? Ouviu algum absurdo quando fala o nome do seu filho/filha?

   

Anúncios

2 comentários sobre “O que você precisa saber sobre os nomes dos outros

  1. Eu só ouço elogios aos nomes dos meus filhos: Rafaela e João Paulo.
    Ah, às vezes perguntam da Rafa, se é com PH, com dois L… essas coisas…. que o povo gosta de enfeitar os nomes com Y, etc…
    Isso de que ‘não combina’ é nova! Quer dizer que os nomes dos filhos tem que combinar? Nunca ouvi. Muito engraçado!!!!!!!!!
    A única questão que tenho é q. meu menino ia se chamar Leonardo…. mas daí uma bela noite eu estava bem grávida e sonhei com ele. Ele me dizia no sonho: “mamãe, por que vc fica me chamando desse nome errado???? Esse não é meu nome!” e no sonho conversávamos e eu realmente não entendia, se o nome dele era João Paulo, por que ó raios eu o estava chamando de Leonardo???
    E daí ficou João Paulo. Porque no sonho ele me avisou que eu tava viajando com essa ideia absurda de Leonardo.
    E agora eu amo João Paulo.
    Mas qdo ele nasceu, mta gente não sabia da história do sonho e me perguntava: mas não era Leo??????

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s