A Fada da Chupeta

Na última terça-feira meu filho de quase 3 anos perdeu a chupeta. Tinha uma outra chupeta em casa, que ele dizia estar ruim, e eu pensei que fosse “cisma” boba só porque era de outra cor.

Foi um dia atípico, eu tinha um evento a noite, minha sogra e meu cunhado estavam em casa me ajudando com os meninos, ele estava entretido, então nem dei atenção para o caso da chupeta. Chegando do evento, o menino ainda acordado, não foi difícil dormir, e dormiu sem chupeta porque a outra estava “ruim”. Noite tranquila.

No dia seguinte ele acordou e pediu a chupeta, e então eu vi que a chupeta da “cisma” estava com um furinho, e por isso ele não queria. As mães da escola já haviam me falado da tal “Fada da Chupeta” e pensei que valeria a tentativa, afinal, dormir sem a chupeta era o mais difícil e ele tinha conseguido. Expliquei que ele já estava grande e a Fada da Chupeta tinha passado e traria um presente bem legal para ele. Ele disse que não queria, queria a chupeta de volta e eu concordei não discuti. Disse que compraria uma chupeta nova e entregaria na saída da escola.

Na escola eles já não usam chupeta, só na hora do soninho e, segundo a recreacionista, ele ficou super bem sem. A professora da escola fez uma festa por ele ter largado a chupeta. Na volta ele ganhou um presente que havia pedido e aí o sonho da “Fada da Chupeta” se tornou “real”. Foi fofo quando ele mesmo se corrigiu, porque sempre que entrava no carro pedia a chupeta, e nesse dia ele mesmo disse “Ah não, eu dei a fada pra Fada da Chupeta”.

Desde então estamos assim. Todos os dias a “Fada da Chupeta” deixa um presentinho (coisas baratinhas que para eles são super divertidas)e todos que conhecemos fazem festa por ele ter largado a chupeta. Claro que nem tudo são flores. Ele passa o dia bem e dorme tranquilamente sem a chupeta, mas todas as madrugadas ele choraminga pedindo e “sofre”. Nesse momento é importante o acolhimento e não a bronca, até porque ele não está consciente. Eu abraço, falo coisas boas, faço carinho, e ele pega novamente no sono.

Completando 1 semana (amanhã), acredito que a “Fada da Chupeta” pode deixar de vir aqui, para ir na casa de outro menino grande. Confesso que eu morria de medo dessa fase, como morria de medo do desfralde, e aqui tudo foi relativamente tranquilo, simplesmente porque ERA A HORA.

É importante estimular o amadurecimento dos nossos filhos, mas nunca forçar, porque aí todos sofrem. Tentar antecipar uma situação seja pelo que os outros dizem, porque a internet diz, ou por qualquer outro motivo, pode estragar um momento que, na prática, não deveria ser tão difícil.

 

E aí, quem já passou pela fase do “deschupetamento”?

binky

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s