Absolva a sua mãe – ela já tem culpas demais

Às vezes bate um desespero. “Nunca mais tive férias!”. “Nunca mais fiquei sozinha em casa!”. “Nunca fiquei 24h sem filho”. E parece que quanto mais você precisa de um respiro, MENOS respiro os seus filhos te dão. E você chega perto de um ataque nervoso mas se lembra que não pode surtar porque têm pessoas que precisam de você, e precisam de você inteira.

E aí você sofre. Pensa que seus filhos são amorosos e saudáveis, que sua vida é ótima, que as pessoas te ajudam e você não deveria se sentir assim. Sofre porque não pode estar inteira. Porque QUER estar inteira e não consegue. Pensa que vai fazer mais por eles. Que vai buscar ajuda profissional para ter mais paciência. Que não vai surtar. Que vai conseguir lidar. Que vai fazer a hora da brincadeira para estimular o bebê. Que vai deixar o bebê com alguém para conseguir sair sozinha com o mais velho. E então você acumula MAIS. Mais funções. Mais coisas. Mais sentimentos. E a bola de neve cresce, porque no fim do dia você não vai conseguir ser mais, oferecer mais – você já é o máximo que pode ser.

Veja bem, a cobrança da sociedade, a cobrança cultural, a cobrança do mundo para ser uma boa mãe existe e talvez faça tão mal justamente por ser totalmente desnecessária. Falo isso frequentemente: nasce uma mãe, nasce a culpa. Parece que a colocam dentro de nós no lugar da placenta. 

Eu não tenho como não romantizar o conceito de mãe para o meu bebê. Não tenho como convencer uma criança que a mãe é humana e cheia de falhas e contradições. Mas se você é adulto ou tem um mínimo de discernimento, absolva sua mãe das culpas. Ela já carrega muitas.

1115

 

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “Absolva a sua mãe – ela já tem culpas demais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s